APOSTILA PRÉ II
CAVALO VERDE - VÍDEO INFANTIL
PLANTA BAMBOLÊ - PALAVRA CANTADA
CARNAVAL DAS MINHOCAS - PALAVRA CANTADA
CRACHÁS
PROJETO DESCOBRINDO SABORES
PROJETO MEIO AMBIENTE MATERNAL
VAMOS FAZER E BRINCAR DE MASSINHA?
AULA: OS TRÊS PORQUINHOS
FAZENDO ARTE COM TINTA E ÁGUA
AULA : Construindo uma caixa de histórias: "Era uma vez..."
AULA RÓTULOS DE EMBALAGENS
JOGOS EDUCATIVOS - CLIQUE AQUI
MÚSICAS INFANTIS - CLIQUE AQUI
PINTURAS QUE REALIZEI NO PÁTIO DA ESCOLA
ALGUNS TRABALHOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
PROJETO "CAMPINA MAIS LEITURA"
DESCRIÇÃO DO PROJETO
PROJETO “CAMPINA MAIS LEITURA”
PROMOTORA:BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL JOSÉ DE ALENCAR-
PROMOTORA:BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL JOSÉ DE ALENCAR-
AUTORA – DANIELE MÜLLER
COLABORADORA – JULIANE PIES
PARCERIAS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
ESCOLAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS DE CAMPINA DAS MISSÕES
EMATER- CAMPINA DAS MISSÕES
GRUPO DE JOVENS - ...............
6ª FEIRA DA AGRICULTURA, COMÉRCIO E INDÚSTRIA -CAMPINA DAS MISSÕES
CAMPINA DAS MISSÕES
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
ESCOLAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS DE CAMPINA DAS MISSÕES
EMATER- CAMPINA DAS MISSÕES
GRUPO DE JOVENS - ...............
6ª FEIRA DA AGRICULTURA, COMÉRCIO E INDÚSTRIA -CAMPINA DAS MISSÕES
CAMPINA DAS MISSÕES
JUSTIFICATIVA
Considerando que:
As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita. Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as histórias e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os textos desde cedo e de sua participação freqüente em situações diversas de conto e leitura. Sabe-se que os professores são os principais agentes na promoção dessa prática – a escola e as Bibliotecas são os principais espaços para isso.
OBJETIVOS DO PROJETO PARA COM AS CRIANÇAS
· Ampliar o repertório de histórias e autores que elas conhecem, familiarizando-as com as histórias.
· Fazer com que construam o hábito de ouvir histórias e de sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de histórias.
· Aproximá-las do universo escrito e dos portadores de escrita (livros e revistas) para que elas possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionar texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler.
OBJETIVOS DO PROJETO PARA COM OS PROFESSOR
· Instigar as crianças a compartilhar suas impressões sobre as histórias lidas e a favorecer a manifestação dos alunos, incentivando-os a opinar sobre as histórias ouvidas e a manifestar sentimentos e idéias.
· Compartilhar com os alunos suas próprias experiências como leitor e relatar os benefícios que a leitura trás para eles no dia-a-dia das crianças.
DESENVOLVENDO O PROJETO “CAMPINA MAIS LEITURA”
A promoção de um Projeto de Incentivo à Leitura será dividido em três etapas:
Fase 1
· Busca de parceiros que apóiem as ações a ser desenvolvidas (empresas, órgãos públicos, escolas, comunidade em geral).
· Fazer um primeiro levantamento das escolas que poderão ser beneficiadas. Para isso, devem ser levados em conta critérios como o interesse, a disponibilidade, o comprometimento e o desejo de agregar valores aos projetos de leitura que essas escolas já venham desenvolvendo.
Fase 2
· Conhecer a realidade local das escolas e das instituições interessadas em participar do Projeto de Incentivo à Leitura. Assim, é possível definir, em conjunto, os objetivos e ações voltados para as necessidades dessas crianças.
· Estabelecer um cronograma em que se definiam as ações culturais e educacionais e os papéis de todas as pessoas que participariam do projeto.
Fase 3
· Divulgar nos meios de comunicação a realização do Projeto:
-Qual é o objetivo principal do Projeto “Campina Mais Leitura”
- Como será realizado?
- Aonde?
- Destinado a quem?
- Visa o quê?
- Qual a importância de sua realização?
· Realizar pelo menos uma “Hora do Conto” ( podendo utilizar fantasias de personagens de histórias infantis) em cada escola participante.
METODOLOGIA E PROPOSTA DE TRABALHO
O PROJETO Campina mais leitura, promovido pela Biblioteca Pública Municipal José de Alencar, do Município de Campina das Missões, estado do Rio Grande do Sul, será realizado durante um período de até três meses no ano de 2009, abrangendo xxxx crianças de xxxx escolas. Para tanto, a bibliotecária Daniele Müller e a colaboradora Juliane Pies, realizarão várias ações de incentivo a leitura.
Ø Contação de histórias em cada escola participante
Ø Teatro “ SOPA DE PEDRAS”..
Ø Performance de personagem literário para divulgação do projeto e motivação dos alunos.
Ø Acesso aos livros da “Biblioteca Itinerante”, que ficará na escola por um período de xxx dias, para que as crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental leiam leiam em companhia dos professores de sua escola e de sua família.
Ø REESCRITA Criativa de um livro lido.
Ø Exposição de Textos I, no período de 27 a 29 de novembro de 2009 durante a 6ª Feira da Agricultura, Comércio e Indústria de Campina das Missões, no estande da SMEC, no espaço reservado a Biblioteca Pública Municipal José de Alencar, escolas do município e outras organizações educacionais e/ou Culturais do Município de Campina das Missões.
Ø Exposição de Textos II, na Biblioteca José de Alencar, sob a identificação de Projeto “Campina Mais Leitura”.O Projeto estará sendo concluído no final do ano letivo, pretendendo-se continuar o Projeto de “ Biblioteca Itinerante” durante o próximo ano com o objetivo de levar o acesso aos livros a todas as comunidades e a todos os munícipes.A culminância do Projeto “Campina mais Leitura” terá como atividade de culminância a realização da “Manhã Cultural” que consiste na apresentação de talentos locais, teatros, música , dança entre outras atividades, além do “ESPAÇO DA CRIANÇA” , que funcionará durante a Feira da Agricultura Familiar, onde ali haverão atividades como contação de histórias, pintura de rosto, espaço para as crianças desenharem e pintarem e a presença de personagens infantis e palhaços.
Ø Fazer um livrão para as crianças, professores e comunidade registrar suas impressões.
Ø Selecionar os melhores trabalhos para serem publicados no jornal da cidade;
Ø Expor o projeto com seus respectivos registros (fotos, textos etc.) no estande da Biblioteca José de Alencar (Secretaria da Educação e Cultura) durante as programações da 6º Feira da Agricultura Familiar em novembro;
Ø Realizar o concurso de Mascote do Projeto e de slogan de leitura.(em 2010) em vista de continuação do Projeto
Ø Fazer uma vinheta para divulgação na rádio local ( música Aquarela – Toquinho)
Ø Divulgar na rádio.as atividades que serão apresentados durante a Feira da Agricultura Familiar.
Ø Utilização de músicas para os teatros ( narrativos, fantoches e dramatização) –
Ø Música A Casa Amarela de Ivete Sangalo e Saulo Fernandes.
Ø Continuar o Sub-Projeto de “Biblioteca Itinerante”, durante o próximo ano, com o objetivo de possibilitar acesso aos livros a todos os munícipes.
Ø Avaliação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário