"NÃO SE PODE FALAR EM EDUCAÇÃO SEM AMOR". PAULO FREIRE

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

ATIVIDADE: APRENDENDO COM A CHAPEUZINHO AMARELO

Recursos:
  • História do Chapeuzinho Amarelo;
  • Giz;
  • Chapéu amarelo;
  • Fantoche de lobo;
  • Papel sulfite branco e amarelo;
  • Pedrinhas ou saquinhos de areia;
  • Tesoura e cola.

Um dos objetivos dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa para o Primeiro Ciclo é a valorização da leitura como fonte de informação, via de acesso aos mundos e não uma literatura que não se misture com o real, nem mesmo tão pura fantasia. A literatura, na sua maneira particular, deve ser criada a partir da realidade e inundada de imaginação, o que provoca grandes estímulos na aprendizagem, possibilitando a formação de alunos mais criativos, inovadores, capazes de fazer proposições e pensar de maneira ativa.

Módulo 1 - Hora da História

ATIVIDADE 1

Professor,  previamente, providencie um chapéu amarelo e um fantoche de lobo. Caso não encontre um chapéu amarelo, pode ser usada uma folha amarela para fazer um chapéu de dobradura. O lobo pode ser um fantoche ou apenas uma imagem colada em papel cartão.

Procure um lugar aconchegante onde seja possível ouvir uma história e informe aos alunos que irão ouvir a história da Chapeuzinho Amarelo!

Muitas crianças que já conhecem a história da Chapeuzinho Vermelho terão uma reação de espanto, mas reafirme que, nesta aula, ouvirão a história de uma menina que era amarelada de medo:  a Chapeuzinho Amarelo!

Caso a escola em que você trabalhe não tenha disponível o livro da história, segue, abaixo, a história e o endereço do site do autor da história - Chico Buarque.


























Era Chapeuzinho Amarelo.
Amarelada de tanto medo.
Tinha medo de tudo,
aquela Chapeuzinho.
Já não ria.
Em festa, não aparecia.
Não subia escada
nem descia.
Não estava resfriada
mas tossia.
Ouvia conto de fada
e estremecia.
Não brincava mais de nada,
nem de amarelinha...
Tinha medo de trovão.














Minhoca, pra ela, era cobra.
E nunca apanhava sol
Porque tinha medo de sombra.
Não ia pra fora pra não se sujar.
Não tomava sopa pra não ensopar.
Não tomava banho pra não descolar.
Não falava nada pra não engasgar.
Não ficava em pé com medo de cair.
Então vivia parada,
deitada, mas sem dormir,
com medo de pesadelo.

Era Chapeuzinho Amarelo














E de todos os medos que tinha 
o medo mais que medonho 
era o medo do tal do LOBO. 
Um LOBO que nunca se via, 
que morava lá pra longe, 
do outro lado da montanha, 
num buraco da Alemanha, 
cheio de teia de aranha, 
numa terra tão estranha, 
que vai ver que o tal do LOBO 
nem existia.















Mesmo assim a Chapeuzinho 
Tinha cada vez mais medo 
do medo do medo do medo 
de um dia encontrar um LOBO. 
Um lobo que não existia.


















E Chapeuzinho Amarelo, 
de tanto pensar no LOBO, 
de tanto sonhar com LOBO, 
de tanto esperar o LOBO, 
um dia topou com ele 
que era assim: 
carão de LOBO, 
olhão de LOBO, 
jeitão de LOBO 
e principalmente um bocão 
tão grande que era capaz 
de comer duas avós, 
um caçador, 
rei, princesa, 
sete panelas de arroz 
e um chapéu 
de sobremesa.















Mas o engraçado é que, 
assim que encontrou o LOBO, 
a Chapeuzinho Amarelo 
foi perdendo aquele medo, 
o medo do medo do medo 
de um dia encontrar um LOBO. 
Foi passando aquele medo 
do medo que tinha do LOBO. 
Foi ficando só com um pouco 
de medo daquele lobo. 
Depois acabou o medo 
e ela ficou só com o lobo. 


















O lobo ficou chateado 
de ver aquela menina 
olhando pra cara dele, 
só que sem o medo dele. 
Ficou mesmo envergonhado, 
triste, murcho e branco azedo, 
porque um lobo, tirado o medo, 
É um arremedo de lobo 
É feito um lobo sem pelo 
Lobo pelado.















O lobo ficou chateado. 
















E ele gritou: sou um LOBO! 
Mas a Chapeuzinho, nada!. 
E ele gritou: sou um LOBO! 
Chapeuzinho deu risada. 
E ele berrou: Eu sou um LOBO!!! 
Chapeuzinho, já meio enjoada, 
com vontade de brincar 
de outra coisa. 
Ele então gritou bem forte 
aquele seu nome de LOBO 
umas vinte e cinco vezes, 
que era pro medo ir voltando 
e a menininha saber 
com quem não estava falando:



 












LO-BO- LO-BO- LO-BO- LO-BO- LO-BO- LO-BO- 
LO-BO- LO-BO- LO-BO- LO-BO- LO-BO- LO-BO- 
LO-BO- LO-BO- LO-BO- LO-BO- LO-BO- LO-BO-
















Aí, 
Chapeuzinho encheu e disse : 
"Pára assim! Agora! Já! 
Do jeito que você tá!" 
E o lobo parado assim 
do jeito que o lobo estava 
já não era mais um LO-BO 
Era um BO_LO. 
Um bolo de lobo fofo, 
tremendo que nem pudim, 
com medo da Chapeuzim. 
Com medo de ser comido 
com vela e tudo, inteirim. 
LO-BO-LO-BO















Chapeuzinho não comeu 
aquele bolo de lobo, 
porque sempre preferiu 
de chocolate. 
Aliás, ela agora, come de tudo, 
menos sola de sapato. 
Não tem mais medo de chuva 
nem foge de carrapato. 
Cai, levanta, se machuca, 
vai à praia, entra no mato, 
trepa em árvore rouba fruta, 
depois joga amarelinha 
com o primo da vizinha 
com a filha do jornaleiro 
com a sobrinha da madrinha 
e o neto do sapateiro.




VÍDEOS:


ATIVIDADE 2 - Conversando sobre a história

Após a leitura da história, observe se as crianças  perceberam qual foi o trocadilho (a troca da ordem das sílabas) usado pela Chapeuzinho Amarelo para perder seus medos.

Ressalte que, primeiramente, ela encarou seu medo e, em seguida, o transformou em algo de que ela não tinha medo.

Enumere, no quadro, as palavras que indicam os medos das crianças e faça a mudança de sílabas transformando-os.

ATIVIDADE 3


Assim como a Chapeuzinho Amarelo transformou os medos em novas palavras, vamos transformar as palavras da atividade abaixo e vejam que palavras legais serão formadas.



























Módulo 2 


ATIVIDADE 1


A proposta desta atividade é o registro da história.


Em uma roda de conversa, peça para que as crianças recontem a história. Após a recontagem, ensine-os a fazer uma dobradura de chapéu, como a do desenho, abaixo.

Utilize ¼ de folha A4, na cor amarela, e dobre ou corte a ponta do chapéu, para que fique mais parecido com a da ilustração do livro, como indicado na segunda imagem.




As crianças deverão colar a dobradura em uma folha e, a partir dela, retratar a história da Chapeuzinho Amarelo. Para esta atividade, deixe-as livres e com bastante tempo; com certeza, produzirão lindos desenhos!

ATIVIDADE 2

A segunda atividade desta aula é mais dinâmica: os alunos vão aprender como brincar de amarelinha!

Mas o que é amarelinha?

Amarelinha é uma brincadeira em que as crianças devem pular casinhas desenhadas no chão, com no mínimo dois participantes, utilizando uma pedrinha ou um saquinho de areia.

Como brincar:

Desenhe a amarelinha no chão, indo do número 1 ao 10. O padrão é o seguinte: a pedra é lançada na primeira casa e o jogador deve percorrer o trajeto do traçado, pulando (ora com um pé, ora com os dois), evitando o quadrado onde a pedra caiu. A sequência se repete enquanto a pedra avança de casa em casa e o grau de dificuldade aumenta.

Professor, existem diferentes tipos de amarelinhas, e diferentes nomes para esta brincadeira, veja no link, abaixo, as curiosidades sobre esta brincadeira:

Esta brincadeira trará benefícios, tais como o desenvolvimento do raciocínio, a coordenação motora, a atenção, o equilíbrio, a noção de espaço e tempo, conhecimento dos números e habilidade para lidar com regras e limites, além do reconhecimento dos números  em ordem crescente e decrescente.

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