O Jardim "Nos jardins podemos ver, sentir e escutar"
1ª etapa
1) O jardim e os seus habitantes Desenvolvimento:
• Visita ao jardim da creche, para observar características deste ambiente. Direcionar o olhar das crianças para lugares pouco observados cotidianamente, como sob pedras, na face inferior das folhas, nos troncos das árvores, etc. O que vamos trabalhar? "A cigarra e a formiga"
• Um dos grandes clássicos das fábulas, a história A Cigarra e a Formiga. As crianças nessa faixa etária têm uma grande aceitação para histórias que envolvem seres da natureza humanizados. Confecção da cigarra e a formiga.
• Mostrar figuras de bichinhos de jardim (Borboleta, formiga, cigarra, minhoca, arranha, lagarta centopeia e caracol).
• Observar as cores de cada bichinho. • Trabalhar os números oralmente, Contando as patinhas da formiga.
• História: A lagarta e a borboleta.
• Confeccionar uma linda borboleta.Trabalhar as cores (azul, vermeho e rosa)
• Com a borboleta e a formiga já confeccionada trabalhar o conceito de grande/ pequeno, muito / pouco. Mostrar a características e hábitos da minhoca por meio de brincadeiras, músicas. (Atividade esconder uma minhoca de brinquedo no tanque de areia e pedir que as crianças procurem). Trabalhar os números oralmente com a música e com a atividade trabalhar o conceito de dentro e fora. > MINHOQUINHA (Eliana) 01 minhoquinha faz ginastiquinha. 02 minhoquinhas fazem ginastiquinha. 03 minhoquinhas fazem ginastiquinha. 04 minhoquinhas fazem ginastiquinha 05 minhoquinhas fazem ginastiquinha. Um minhocão faz gisnaticão. Um minhocão faz gisnaticão. 06 minhoquinhas fazem ginastiquinha 07 minhoquinhas fazem ginastiquinha 08 minhoquinhas fazem ginastiquinha 09 minhoquinhas fazem ginastiquinha 10 minhoquinhas fazem ginastiquinha um minhocão faz gisnaticão um minhocão faz gisnaticão .
• Preparar uma massinha caseira as crianças modelaram minhocas que vão ser cuidadosamente colocadas no jardim da escola.
• Historia: As centopéias e seus sapatinhos
• A Dona Aranha na sala, confeccionar com os alunos, com pedaço de caixa de papelão. Depois de pronta, pendurar em um gancho com um barbante bem grande, para puxar pra cima e para baixo, enquanto cantamos a música a Dona Aranha.
• Teias de aranhas feitas com barbante e cola no papel preto.
2ª etapa
Nos jardins podemos ver, sentir e escutar• Observar as aves no jardim. Tirar fotos dos passarinhos no jardim durante a ida ao pátio, para montar um álbum de história, se não for encontrado nenhum pássaro no jardim montar com recorte de revistas o álbum de história.• História do Pássaro sem cor (trabalhar as cores)
• Confeccionar um passarinho colorido com prato descartável.
• No jardim podemos escutar os Som dos passarinhos.
• Música (Baile Dos Passarinhos-Balão Mágico). Trabalhar os movimentos e as partes do corpo)Passarinho quer dançar O rabicho balançar Porque acaba de nascer Tchu, tchu, tchu... Passarinho quer dançar Quer ter canto pra cantar Alegria de viver Tchu, tchu, tchu... Seu biquinho quer abrir As asinhas sacudir E o rabicho remexer Tchu, tchu, tchu... Joelhinho vai dobrar Dois saltinhos só pra ver Vamos voar É dia de festa Dança sem parar E depois voar no azul Cruzar de norte a sul O céu e o mar.
• Podemos ver as cores das flores e sentir seu perfume.
• Confeccionar flores coloridas.
• História Aconteceu com Margarida (Essa é uma linda história que fala sobre germinação, é mesmo para ser tirada?)
• Experiência do Sementes de girassol. A germinação.
• Com as flores confeccionada, produzir acessórios, como colar e coroa para irem para casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário