"NÃO SE PODE FALAR EM EDUCAÇÃO SEM AMOR". PAULO FREIRE

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

ATIVIDADE: FAZENDO TINTA COMESTÍVEL PARA OS BEBÊS

ATIVIDADE: FAZENDO TINTA COMESTÍVEL PARA OS BEBÊS



1º MOMENTO
Preparando as tintas

Material necessário

  • Papel branco: cartolina ou papel A4;
  • Uma beterraba;
  • Um pacote de gelatina (cores primárias: vermelho, verde, azul, amarelo);
  • 1 litro de água;
  • Duas panelas;
  • Potes plásticos.

Modo de preparo:

Numa panela, colocar a beterraba descascada e meio litro de água. Em seguida, deixar ferver a água até que a beterraba esteja cozida. Separar a beterraba e o líquido, e deixar esfriar. Em outra panela ferver meio litro de água, e logo após despejar o pacote de gelatina, misturando até dissolver todo o pó. 

Para este momento é preciso que a professora prepare previamente as tintas de beterraba e de gelatina a serem utilizadas na aula, bem como o espaço onde a pintura acontecerá. Sugere-se que a professora cole uma quantidade suficiente de papel branco (cartolina ou papel A4) para cobrir a mesa onde as crianças desenvolverão a pintura. Outra possibilidade, é colar as folhas brancas no chão para que as crianças pintem sentadas em seu redor. Como a proposta desta aula é possibilitar o contato das crianças com diferentes texturas e sabores, não será preciso o uso de pincéis, pois a intenção é estimular a manipulação com as mãos dos bebês. 
Obs: Sugere-se que a professora peça às famílias que enviem um avental ou camiseta para que os bebês possam pintar a vontade. Outra possibilidade, é deixar os bebês só de fraldas, mas somente se o tempo estiver quente o suficiente de modo a não prejudicar a saúde das crianças. 

2º MOMENTO
Pintando e experimentando a tinta de beterraba

Após organizar as tintas, o espaço e as crianças sentadas nas cadeiras ao redor da mesa ou da folha grudada no chão,  a professora deve mostrar às crianças qual a proposta da atividade, falando de que é feita a tinta, colocando a mão dentro do pote e pintando sobre a folha branca, para que as mesmas possam visualizar e entender o que será feito. Em seguida, oferecer para cada criança a tinta de beterraba (com os pedaços de beterraba) num pote grande, onde as mesmas possam colocar as mãos, sentir a textura, pegar e provar os pedaços de beterraba. Neste momento, é importante que a professora respeite o tempo de exploração de cada criança. Algumas podem ficar mais a vontade para colocar as mãos e sentir a tinta, e, outras podem ficar receosas e apenas querer observar ou esperar um tempo até sentirem- se seguras para participar da pintura.

3º MOMENTO
Pintando e experimentando a tinta de gelatina

Após a pintura com tinta de beterraba, a professora deve mostrar as crianças a tinta de gelatina, falando de que é feita e colocando a mão dentro do pote e pintando sobre a folha branca, para que as crianças saibam o que será feito. Em seguida, oferecer para cada criança a tinta de gelatina num pote grande, onde as mesmas possam colocar as mãos, sentir a textura e provar a gelatina. Neste momento, é importante que a professora respeite o tempo de exploração de cada criança, algumas podem ficar mais a vontade para colocar as mãos e sentir a tinta, e, outras podem ficar receosas e apenas querer observar ou esperar um tempo até sentirem-se seguras. 

Obs: É importante que a professora valorize o trabalho artístico dos bebês, expondo o resultado final da pintura em algum espaço, onde as próprias crianças, as famílias, outras crianças e outros adultos da escola possam visualizar o que foi feito.

Avaliação
A professora poderá avaliar o desenvolvimento motor e a percepção dos bebês. A professora deverá registrar o movimento e o comportamento dos bebês em relação a exploração e a manipulação das tintas caseiras: como tocam, sentem e provam a tinta durante a pintura; de que forma ocupam a folha e de que maneira movimentam as mãos sobre o papel. Além disso, poderá avaliar se os bebês sentem-se seguros e a vontade para provar, tocar e experimentar a tinta e os alimentos: se choram; se brincam com tranquilidade; se, se movimentam; se aproveitam as propostas e atividades oferecidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário