"NÃO SE PODE FALAR EM EDUCAÇÃO SEM AMOR". PAULO FREIRE

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

EDUCAÇÃO INFANTIL: PINTANDO COM OS BEBÊS: VAMOS USAR GELATINA?


EDUCAÇÃO INFANTIL: PINTANDO COM OS BEBÊS: VAMOS USAR GELATINA?

Materiais utilizados
* giz de cera colorido;
* tapete;
* papel branco;
* papel pardo;
* tecidos coloridos;
* gelatinas de três sabores;
* potes para o preparo da gelatina;
* tampas de potes de maionese;
* livro Romeu e Julieta da Ruth Rocha em vídeo youtube (vide recursos complementares);
* data show.



1ª Atividade: Brincando com tecidos (30 minutos)
Na sala de aula, propor para as crianças uma brincadeira com tecidos coloridos no tapete. O professor pode colocar música* e um tapete na sala, disponibilizando os tecidos e incentivando que as crianças brinquem e dancem. É importante que o professor durante a brincadeira faça destaque às cores dos tecidos, estabelecendo um diálogo com as crianças mais ou menos assim:
"Vamos pegar o tecido VERMELHO?"
"Vamos esconder o tecido AMARELO?"

 5

* Sugiro a trilha sonora do filme "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain" (vide em recursos complementares).


2ª Atividade: Pintando borboletas com giz de cera (45 minutos)
Organizar um espaço para contar a história de Ruth Rocha "Romeu e Julieta". A sugestão é que seja o vídeo do youtube (vide em recursos complementares) no data show, mas caso a instituição não disponha desse recurso, o professor pode contar a história sobre um tapete. Depois que a história for contada, o professor deve disponibilizar papel pardo e giz de cera coloridos para que as crianças desenhem o jardim de Romeu e Julieta.

6

3ª Atividade: Preparação da tinta (30 minutos)
Preparar junto com as crianças as tintas feitas com gelatina. Sugere-se que sejam de três cores: azul, amarela e vermelha, as primárias. Para preparar basta pegar três potes com água morna e colocar (nesse momento as crianças podem participar) o pó da gelatina. Quando as tintas estiverem prontas é necessário que sejam distribuídas entre as crianças para a confecção do painel. A distribuição pode ser feitas em tampas de sucata, como tampas de potes de maionese, por exemplo. 

4ª Atividade: Confecção do painel (30 minutos)
Depois que a tinta estiver preparada, o professor deve organizar o espaço para o uso do material. Sugere-se que seja em um espaço externo da instituição. O professor deve disponibilizar as tintas nas tampas e cada criança deve ter o seu pincel. A pintura deverá ser individual. Com tudo pronto é hora da brincadeira começar!
As crianças deverão ter total liberdade para usar o material, que depois de pronto pode ser posto em exposição sob forma de um painel com os trabalhos de todas as crianças. No entanto, a exposição deve ser curta, posto que, como o painel é feito com gelatina, o açúcar pode atrair insetos. Assim, imagens por intermédio de fotografias serão um registro mais adequado para esta atividade.


Avaliação
A avaliação na Educação Infantil deve ser processual. O professor é o responsável por pensar nela de forma intencional, mas pode também encontrar algumas respostas nas reações das crianças. Durante o desenvolvimento das atividades propostas, o professor poderá avaliar vários aspectos, dentre eles, se as crianças tiveram a oportunidade de se expressar; se gostaram de utilizar o material diversificado; se desenvolveram a capacidade de trabalhar em grupo; e se a proposta de exposição do painel com gelatina foi bem apreciada. Sugere-se que o professor fotografe o processo a fim de registrar a atividade e o resultado do processo. É importante destacar que a observação do processo decorrente das conversas do tema trabalhado, podem desencadear novas relações com este conteúdo que poderão ser fonte de avaliação de como as crianças compreenderam o mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário